top of page
JInhVnyrzeJ9pmtTgOIk.jpg

PACTO GLOBAL

Grand Hill é signatária do Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com base em nossos valores, estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa e da comunidade empresarial com a qual nos envolvemos a fim de promovermos os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

A Iniciativa

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

Os 10 Princípios

O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

 

As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações.

Direitos Humanos

O relatório aponta que 92% das empresas instituíram políticas e práticas relacionados aos direitos humanos, sendo que 80% incorporam princípios de direitos humanos dentro dos códigos corporativos. Enquanto isso, 53% oferecem treinamento em direitos humanos e programas de conscientização para os funcionários e 72% relatam que o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

 

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

Mais de 85% têm políticas de não discriminação, igualdade de oportunidade e garantia de condições de trabalho seguras. Ao mesmo tempo, 62% afirmam que o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório

5. A abolição efetiva do trabalho infantil.

6. Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

Das participantes, 78% atestam ter consumo sustentável e objetivos de uso responsável. Um quarto relatou integrar totalmente questões de água, alterações climáticas, energias renováveis ​​e biodiversidade em sua estratégia corporativa e operações. Dois terços relatam que o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anticorrupção

Aproximadamente 82% dizem que integram o décimo princípio ao seu código corporativo, enquanto dois terços relatam ter políticas de tolerância zero em relação à corrupção. Para 62% das empresas o Pacto Global teve um papel essencial para indicar o impacto que as levaram a abordar o tema.

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

logos.png
bottom of page