TRADE FINANCE
Soluções financeiras para empresas que atuam no comércio exterior, com importação e exportação.
TRADE FINANCE é o conjunto de instrumentos e produtos financeiros para viabilizar e facilitar o comércio internacional e financiar o crescimento das empresas. O TRADE FINANCE permite que importadores e exportadores acessem muitas soluções financeiras que podem ser adaptadas à sua situação e, com frequência, vários produtos podem ser usados em conjunto para ajudar a garantir que a transação ocorra com facilidade, segurança e economia.
-
Facilita a realização de negócios
-
Melhora fluxo de caixa
-
Viabiliza recursos financeiros / capital de giro
-
Reduz custos
-
Reduz o risco associado ao comércio internacional
Entendendo o TRADE FINANCE
A função do TRADE FINANCE é eliminar o risco de pagamento e o risco de fornecimento com adequação do fluxo de caixa. Fornece ao exportador a garantia de recebimento de acordo com o contrato e ao importador a disponibilidade de recursos para atendimento do pedido.
Partes Envolvidas
-
Bancos
-
Importadores e exportadores
-
Seguradoras
-
Agências de crédito à exportação e prestadores de serviços
O TRADE FINANCE é diferente do financiamento convencional. O financiamento convencional é usado para gerenciar liquidez, mas o TRADE FINANCE vai além, sendo utilizado para proteger contra os riscos inerentes ao comércio internacional, como flutuações cambiais, instabilidade política, questões de não pagamento ou a credibilidade de uma das partes envolvidas.
Soluções em TRADE FINANCE
CÂMBIO PRONTO
Contratos de câmbio liquidados no mesmo dia, ou em até dois dias do fechamento da operação.
CÂMBIO A TERMO
Contratos de câmbio para liquidação em datas futuras, com registro no momento do fechamento.
ACC - ADIANTAMENTOS SOBRE CONTRATOS DE CÂMBIO
Adiantamento dos cambiais de exportação, pré-embarque, para fomento da produção contra encomenda do exterior.
ACE - ADIANTAMENTOS SOBRE CAMBIAIS ENTREGUES
Antecipação dos cambiais de exportação, após embarque.
NCE - NOTA DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
Adiantamento dos cambiais de exportação, pré-embarque em moeda local.
CARTA DE CRÉDITO
Garante o pagamento ao exportador e garante o recebimento da mercadoria ao importador, desde que determinadas condições sejam cumpridas. Pode ser à vista ou a prazo.
FORFAITING
Compra de recebíveis de exportação, com lastro no desconto de instrumento financeiro negociável, tal como uma carta de crédito, letra de câmbio (Bill of Exchange) avalizada e/ou coberturas de seguro.
FACTORING INTERNACIONAL - EXPORTAÇÃO
O Banco compra e paga os cambiais de exportação à vista, cobrando diretamente o importador. A operação compreende, por isso, os serviços de: antecipação dos recebíveis, cobertura do risco de crédito no exterior e cobrança internacional dos recebíveis.
FINIMP - FINANCIAMENTO À IMPORTAÇÃO
Linha de financiamento à importação em moeda estrangeira. O exportador recebe o pagamento à vista e o importador paga a prazo para o Banco.
FACTORING INTERNACIONAL - IMPORTAÇÃO
Produto fornecido aos bancos correspondentes de cobrança e cobertura de risco de crédito sobre os recebíveis com sacado brasileiro. Fornece ao importador brasileiro uma linha financiada pelo exportador.
NDF
Derivativo de câmbio, no qual a liquidação se dá pela diferença entre a taxa contratada e a da data do vencimento. Permite travar o preço futuro dos compromissos em moeda estrangeira sem estar vinculado a um fechamento de câmbio.
TRAVA DE EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO
Contrato de câmbio que permite travar o preço para liquidação do câmbio numa data futura com possibilidade de liquidação antecipada.
OPÇÕES DE CÂMBIO
Derivativo que permite comprar ou vender num determinado preço, mediante o pagamento de um prêmio.
SWAPS
Derivativo que permite trocar indexadores de determinado compromisso.
Benefícios do TRADE FINANCE
O TRADE FINANCE tornou-se uma ferramenta importante para as empresas melhorarem sua eficiência e aumentarem a receita.
Reduz o risco
O TRADE FINANCE ajuda importadores e exportadores a criar confiança e reduz o risco associado ao comércio global, conciliando as diferentes necessidades do exportador e do importador. Idealmente, um exportador preferiria que o importador pagasse antecipadamente por uma remessa de exportação para evitar o risco do pagamento pelo importador. No entanto, se o importador pagar antecipadamente ao exportador, corre o risco de não receber a mercadoria.
A solução comum para esse caso é que o banco do importador forneça uma carta de crédito ao banco do exportador. A carta de crédito garante que, uma vez que o banco emissor receba a prova de que o exportador enviou as mercadorias e os termos do contrato foram cumpridos, emitirá o pagamento ao exportador.
Melhora o fluxo de caixa e a eficiência das operações
O TRADE FINANCE ajuda as empresas a obter financiamento para facilitar os negócios. Permite que as empresas recebam um pagamento em dinheiro com base nas contas a receber em caso de negociação a prazo. Como resultado, o fluxo de caixa é aprimorado, uma vez que o comprador para a ter meios que lhe garantem o recebimento e o importador sabe que as mercadorias serão enviadas.
Com isso, o TRADE FINANCE garante menos atrasos nos pagamentos e nas remessas, permitindo que importadores e exportadores administrem seus negócios e planejem seu fluxo de caixa com mais eficiência.
Maior receita e ganhos
O TRADE FINANCE permite que as empresas aumentem seus negócios e receita através do comércio exterior. Por exemplo, uma empresa que pode fazer uma venda com uma empresa no exterior pode não ter a capacidade de produzir os bens necessários para o pedido.
No entanto, por meio de TRADE FINANCE, o exportador pode efetivar o pedido. Como resultado, a empresa obtém novos negócios que talvez não tivesse sem as soluções financeiras criativas fornecidas pelo TRADE FINANCE.
Reduzir o risco de dificuldades financeiras
Sem TRADE FINANCE, uma empresa pode não ter capacidade de pagamentos e perder um cliente ou fornecedor importante com implicações imediatas e a longo prazo para a empresa. Ter opções como facilidades de crédito rotativo e faturamento de contas a receber pode não apenas ajudar as empresas a realizar transações internacionais, mas também ajudá-las em momentos de dificuldades financeiras.
Preencha o formulário para receber o contato de um especialista:
Documentação cadastral:
-
Última alteração contratual consolidada ou estatuto social;
-
Balanços Patrimoniais + DRE's dos 03 (três) últimos anos;
-
Balancete + DRE acumulados do exercício;
-
Quadro de endividamento;
-
Faturamento mensal, fechado por ano dos três últimos exercício.
COMPROMISSO DE CONFIDENCIALIDADE
As informações e documentos serão recebidos pela Grand Hill Consulting com a finalidade de análise prévia de viabilidade de operação. O recebimento das informações e documentos não representa obrigação e compromisso de realizar operação, não vinculando nenhuma das partes contratualmente.
As informações e documentos estarão revestidas de sigilo e confidencialidade, comprometendo a Grand Hill Consulting a não divulgar quaisquer dados ou informações a terceiros, bem como a não permitir que nenhum de seus representantes legais, empregados e/ou prepostos faça uso indevido desses dados ou informações.